REGRA 70/30

É um domingo típico na sua igreja. Você tem seu pequeno grupo de seis estudantes e sua Bíblia.

Você é incansável.
Você é um  líder de pequeno grupo.
Você está prestes a liderar a melhor discussão em pequenos grupos do ensino fundamental que já houve.
Você analisa todas as perguntas e faz com que seus estudantes as respondam (porque você é um ótimo LPG).
E tudo termina com uma ótima conclusão.

Mas, então, você sai e, em algum lugar entre a igreja e a casa, você chega à conclusão de que o tempo do seu pequeno grupo foi, na verdade, um completo fracasso. Você começa a inventar coisas em sua mente e, eventualmente, está convencido de que é o pior líder de pequeno grupo que já existiu.

Pausa.

Recentemente, eu tive uma conversa durante um café com Devin, um companheiro do LPG. Foi uma conversa típica para saber o que estava acontecendo. Você sabe, as perguntas habituais: “Como está indo o seu grupo?”; e, “O que está funcionando para você?”. Foi nessa reunião que Devin deixou cair uma das maiores bombas que já recebi sobre como liderar um pequeno grupo de adolescentes.

(Além disso, posso dizer que Devin está no segundo ano do ensino médio. Ele lidera um grupo de garotos do sétimo ano e tem muita paixão e entusiasmo. Se você não está capacitando alunos do ensino médio a não apenas servir, mas, a também liderar bem, vá fazer isso agora.)

 

Em nossa conversa, Devin me apresentou o que ele chama de Regra 70/30. Aqui está: o objetivo é levar seus alunos a permanecerem no tópico por 30% do tempo. Se você é capaz de fazer isso, é uma vitória. Isso pode parecer um número baixo para muitos de vocês, mas, lembre-se de que estamos falando de garotos do ensino médio.

Os 70% é onde a diversão entra. O objetivo de Devin é levar seus alunos a manterem 30% da conversa sobre o assunto daquele dia. Seu próximo objetivo é manter uma conversa consistente e coesa para os outros 70% do tempo. Ele está disposto a falar sobre qualquer coisa durante esse tempo. A teoria é que, se os alunos falarem sobre qualquer coisa como grupo, eles estão se conectando, e isso é uma vitória.

A Regra 70/30 ou, como eu chamo, a Regra Devin, é uma maneira prática de avaliar o seu tempo em pequenos grupos. Continue orientando seus alunos em conversas intencionais, centradas em Deus, mas, saiba que (especialmente se você tiver estudantes do ensino médio) você pode nem sempre  ficar no assunto e estará tudo bem. Se você conseguir 30% de orientação na conversa do tópico, isso é uma vitória!

Este medidor específico pode não funcionar necessariamente para você. O que funciona para alguns pode não funcionar para os outros. E tudo bem. A questão é que, se os seus poucos não estiverem gastando 100% do tempo falando sobre o que foi ensinado no grande grupo, você não estará falhando na sua missão. Pequenos grupos são sobre conexão. Às vezes, essa conexão acontecerá durante as  conversas profundas de fé. E, às vezes, isso acontece durante conversas sobre o que os alunos do ensino médio acham interessante naquela hora do dia. Encontre a sua própria regra de 70/30, e mantenha um equilíbrio entre o ensino da Palavra de Deus e qualquer outra conversa, e use-a para avaliar o tempo do seu pequeno grupo!

Escrito por Johnathan Baldwin
Traduzido por Carina Cortat 

http://leadsmall.org/students/the-7030-rule/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *